Translate

sábado, 17 de fevereiro de 2018

Fevereiro Roxo: A Medicina Nuclea e o Alzheimer





O Alzheimer é uma doença degenerativa, acometida no cérebro e incurável, que se agrava ao longo do tempo, fazendo com que o paciente perca suas funções cognitivas. Não sabemos porque ela ocorre, mais sabemos de algumas lesões que a doença causa no cérebro.
A Medicina Nuclear é uma especialidade da medicina que usa radioativos para orientar à conduta médica correta, e guiar ao melhor tratamento quanto à doença. O exame determina com segurança se o órgão analisado na imagem está com sua funcionalidade comprometida, sem causar nenhum dano ou dor ao paciente. Todo esse cuidado para com o paciente, refere-se ao seu tratamento identificando anomalias na progressão da doença. 
O diagnóstico precoce da doença é feito hoje através da Medicina Nuclear, que irá detectar/analisar a funcionalidade da célula cerebral, donde visualiza portanto, alterações precoces nessas células. O exame é feito com marcador de Flúor-18, que ajuda a analisar na imagem se metabolismo do cérebro está preservando a glicose presente no mesmo. Analisando então em tempo real sua anatomia e seu funcionamento. 
É valido lembrar que a perda dos neurônios, não ocorrem de forma rápida e homogênea. Os sintomas de demência são apenas a forma tardia da doença, que inicia seu processo muito antes do diagnóstico e do sentir os sintomas conhecidos hoje.  



domingo, 4 de fevereiro de 2018

Humanização na Radiologia





Na faculdade, na clínica e até mesmo nos hospitais; a frase "Atendimento Humanizado" vêm tomando espaço nos corredores, entre os profissionais e até mesmo entre os pacientes/clientes dos nossos serviços. 
Mais o que é atendimento humanizado? O atendimento humanizado nada mais é do que o profissional ter empatia com o seu acompanhado, ser humano, se colocar no lugar do paciente e pensar: Se fosse eu, como queria ser atendido? Nossos pacientes precisam de atendimento especial, já se encontram fragilizados pelo trauma físico e psicológico que o levou até nós... O nosso papel ali para com ele é de suma importância! Ah.... O tal do atendimento humanizado... Frase essa que nos deixa receosos, com o pé atrás e algo mais... 
Pela ética dos profissionais das práticas radiológicas, o centro desse assunto é o paciente, onde se deve agir com ele com o máximo de zelo e respeito, dando o melhor de sua capacidade na prática profissional. Para que isso nunca venha ser colocado à prova, é bem cabível ao radiólogo que se qualifique adequadamente. 
Não podemos de forma alguma como radiólogos ter outra visão e outro querer para com nosso trabalho e paciente se não, o zelo. Assim, o atendimento humanizado de nossa parte da equipe, nunca será questionado.
A equipe que trabalha na saúde deve entender que esse cuidado não é só para com o paciente não...! Esse cuidado também é para nós profissionais, para com a empresa e para com toda a logística que nos cerca. Principalmente o paciente!!!