Translate

sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

O Emprego dos Radiofármacos na Medicina Nuclear



Um radiofármaco é uma substância que, por sua forma farmacêutica, quantidade e qualidade de radiação, pode ser utilizado no diagnóstico e tratamento de  patologias e disfunções do organismo humano. De forma mais simples, podemos dizer que radiofármacos são moléculas ligadas a elementos radioativos, constituindo dessa forma fármacos radioativos que são utilizados em uma especialidade médica denominada Medicina Nuclear. 
Em menor extensão, são aplicados na terapia de doenças, particularmente no tratamento de tumores radiossensíveis. Sendo uma nova função para o diagnóstico vai permitir ao médico identificar novas doenças, novos tumores ou mal funcionamento do organismo. O radiofármaco pode também ser empregado em terapia, para auxiliar no tratamento, utilizando então as propriedades dos materiais radioativos que se somam às propriedades dos fármacos, normal do medicamento.
Pode ser ministrado no paciente de várias formas, como por exemplo: via oral, injeção ou até mesmo colocado no olho ou barriga do paciente em questão.
Possuem efeitos colaterais como: náuseas, febre, batimentos cardíacos fortes, calafrios e até mesmo erupções cutâneas dentre outros.
Lembrando que ele é um medicamento como outro qualquer, só que com um poder e ação diferente dos outros fármacos comuns.
Sendo assim como um aluno do curso de Física Médica, só tenho que mostrar os benefícios deste novo e poderoso fármaco que irá nos auxiliar na radioterapia e radiodiagnóstico de doenças crônicas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário