Translate

segunda-feira, 20 de junho de 2016

Tomografia por Emissão de Pósitrons: PET Scan




A PET Scan é a sigla em inglês para a tomografia por emissão de pósitrons (Positron Emission Tomography) e é uma modalidade de diagnóstico por imagem que permite o mapeamento de diferentes substâncias químicas radioativas no organismo. 
A vantagem da PET Scan sobre os demais exames de imagens é que ela permite medir a atividade metabólica das lesões, demonstrando assim o grau de atividade delas, podendo mostrar a presença de alterações funcionais antes mesmo das morfológicas, permitindo um diagnóstico ainda mais precoce de doenças neoplásicas.
A PET Scan pode ser utilizada na neurologia, mas é na oncologia que seus resultados são mais significativos, permitindo uma detecção precoce das lesões, o estadiamento e monitoramento delas e possibilitando fazer uma avaliação de eventuais recidivas. Além destas indicações, a PET Scan tem grande utilidade no planejamento da radioterapia, na escolha do melhor local para realizar uma biópsia, na determinação do prognóstico e sobrevida dos pacientes e em casos em que haja dúvidas sobre outros exames de imagem.
A PET Scan é um exame minimamente invasivo e as doses de radioatividade absorvidas por cada paciente são muito baixas, sendo semelhantes às dos outros estudos diagnósticos que também envolvem radiações. 

Fonte: <http://www.abc.med.br/p/exames-e-procedimentos/740267/pet-scan-o-que-e-por-que-fazer-como-e-feita-quem-deve-e-quem-nao-deve-fazer-quais-sao-as-possiveis-complicacoes.htm>