Translate

terça-feira, 31 de maio de 2016

A Controversa das Radiações Imperceptíveis aos Humanos





A falta de conhecimento sobre o que são raios X e Gama é motivo para que muitas pessoas considerem tais radiações verdadeiros fantasmas. Além disso, eventos fatídicos como o uso de bombas atômicas durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945) contribuíram para espalhar temor com relação a estas radiações. Consideradas ionizantes, absolutamente imperceptíveis pelos seres vivos e com ação microscópica as mesmas além de medo e pavor também produzem muitos benefícios para a humanidade.
Os dados apontam como fatores primordiais ao medo do ser humano sobre tal assunto: o fato de que grande parte da humanidade não sabe que convivem em seu dia-a-dia com radiações ionizantes de fontes naturais ou artificiais; omissão das autoridades sobre uso da energia nuclear em casos de rotina e emergência; falta de interesse (seja por medo ou não) em conhecer aplicações dos raios X e Gama. Nesse sentido, são pouco divulgados os grandes benefícios dessas radiações. A cada dia novas técnicas nucleares são desenvolvidas nos diversos campos da atividade humana, possibilitando a execução de tarefas impossíveis de serem realizadas pelos meios convencionais. Em contrapartida, muitas vezes os malefícios são mais importantes para a mídia e muitas pessoas. Os possíveis efeitos deletérios das radiações ionizantes em um indivíduo dependem basicamente da dose absorvida (alta / baixa), da taxa de exposição (crônica / aguda), da forma da exposição (corpo inteiro / localizada) e do tipo de tecido irradiado (taxa de reprodução celular). Os efeitos biológicos da radiação são consequência de uma série de acontecimentos que se inicia pela excitação e ionização de moléculas no organismo e pode resultar em danos auto reparáveis ou não.  E o pior dano é o que ocorre no DNA. Contudo estudos mostram formas profícuas de utilização das radiações ionizantes: na medicina, na indústria, na agricultura, na geologia e arqueologia, na química etc. Dessa forma é importante ressaltar que ao mesmo tempo podem trazer benefícios por meio de tratamentos e diagnósticos podem também trazer malefício, por isso é importante conhecer. 
Diante disso, acredita-se que o pior não é a exposição as radiações ionizantes, mas em que circunstâncias a mesma ocorre. Portanto, o preconceito com relação ao uso dessas radiações só pode ser combatido por meio da aquisição de conhecimento. Por isso, acredita-se que tal assunto deveria ser objeto de estudo para que as pessoas pudessem tomar consciência, de que o fato de as radiações X e Gama serem imperceptíveis não as torna um fantasma, mas um agente físico que precisa ser conhecido.